Foto: Marcos Fonseca (Diário)
Um projeto em gestação na Universidade Federal de Santa Maria pretende criar um parque tecnológico do agronegócio no Centro do Estado. A proposta, ainda em estágio inicial, foi detalhada na tarde desta quinta-feira em uma reunião no ambiente do InovaBra, o espaço de tecnologia da Fundação Bradesco que fica no Bairro Bela Vista, na região central da capital paulista. O jornalista do Diário Marcos Fonseca viajou a São Paulo para acompanhar a reunião e trouxe os detalhes.
O espaço do InovaBra foi oferecido por Carlos Munhoz, santa-mariense que fez carreira no Bradesco, o maior banco privado da América Latina. O idealizador do encontro foi o empresário Carlos Costabeber, diretor comercial do Diário, que participa do projeto do parque tecnológico. A apresentação aconteceu em São Paulo para centralizar a apresentação a um grupo de empresários e executivos ligados a Santa Maria que, hoje, vivem em diferentes partes do país. O grupo contou, inclusive, com a presença do ex-ministro da Justiça e do STF, o jurista santa-mariense Nelson Jobim, que mora na maior cidade brasileira e compareceu para levar seu apoio ao projeto que busca dar um salto no desenvolvimento de Santa Maria.
- Estamos aqui para trazer o convite para que os senhores acreditem nesse projeto da universidade - afirmou o reitor da UFSM, Paulo Burmann.
UFSM vai receber R$ 630 mil para projeto internacional voltado à pesquisa de combustíveis limpos
Ele ressaltou que o caminho a percorrer é longo. O foco no agronegócio é essencial para tornar o parque tecnológico viável. O parque ficará abrigado dentro da UFSM:
- Nosso grande desafio é colocar Santa Maria e colocar a UFSM como referência nacional do agronegócio. A região central do Estado tem a maior concentração de doutores do Brasil - destacou o reitor, que levou números que mostram haver 434 doutores por 100 mil habitantes na região.
Entre os presentes no evento em São Paulo estavam o executivo da Ambev Milton Seligman, o diretor de Assuntos Corporativos da Avibras, Carlos Alberto Cidade, o presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, líderes da Farsul, entre outros. Santa Maria foi representada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que apoia o projeto do parque tecnológico do agro com alternativa para o desenvolvimento econômico.